29 de dez de 2011

Réveillon e as comemorações pelo mundo

Estamos nos últimos dias  de 2011, os preparativos para as comemorações do ano novo já começam e sempre muitos pensamentos positivos para este ano que esta chegando. No entanto em cada lugar do mundo,  esta data é comemorada de uma forma diferenciada. Hoje falamos das festas e crenças do ano novo pelo mundo a fora.

Brasil

Aqui no Brasil o ano novo é comemorado seguindo algumas tradições dos colonizadores. As crenças são marcas deixadas de cada etnia que por aqui passou.
Em todo país praticamente é comum encontrar no cardápio da ceia, a Lentilha que foi trazida pelos italianos e que significa fartura a mesa durante o ano, outro prato que também é muito apreciado, é a carne do Porco, dizem que como o porco fuça para frente, garante prosperidade e bolsos fartos o ano todo. Usar roupas brancas foi herança deixada pelos africanos e trás Luz, Pureza, Bondade e Paz. 
Pular as primeiras ondas do ano também é sinal de que todas as energias antigas ficaram para trás dando lugar às novas. As rosas para Iemanjá também é tradição em cidades litorâneas em sinal de respeito e em busca da proteção da mãe dos mares, segundo o candomblé.

Praia de Copacabana no Rio de Janeiro onde ocorre a maior queima de fogos no país.

Alemanha

A tradição alemã é a do Bleigiessen onde as pessoas derretem em vela uma pequena quantidade de chumbo em uma colher, logo em seguida jogam em um copo de água, o resultado que surgir do metal é o que virá para sua vida no próximo ano. Lá eles comemoram com muita animação na noite da virada.

Bleigiessen

Equador

Os equatorianos nesta época de fim de ano se reúnem e confeccionam bonecos feitos com retalhos de tecidos, papeis e materiais velhos em tamanhos reais, feito isso na noite da virada eles queimam os bonecos em locais públicos, este “ritual” é para que as coisas ruins que aconteceram durante o ano que passou fiquem para trás, dando vez a energias positivas e prosperidade para o novo ano.

Bonecos para queima

Filadélfia

Mummers Parade, a Parada dos Mascarados, acontece todo ano novo. Associações de Ano Novo, como lá é chamado, se reúnem durante meses para a realização do evento. Confeccionam trajes e cenários móveis para o desfile, a comemoração mais parece um carnaval e além da passeata  no final um concurso  elegem os melhores figurinos dentre as categorias.

Parada dos Mascarados


Japão

Já no Japão a chegada de um ano novo, dura três dias de festa. Todos saem as ruas de quimonos e o prato principal é o bolinho de arroz Mochi em sinal de fartura acompanhado de um bom saquê.

Prato tradicional para fim de ano - Mochi


Em outros diversos lugares do mundo, muitas tradições diferentes para uma única celebração, mas sempre com o mesmo objetivo. Um ano novo repleto de fartura, boas vibrações e com muita paz para todos nós.










Um próspero 2012 a todos!!!

Imagens : Reprodução

16 de dez de 2011

Valerio Fest

Quem é este artista que está emocionando e encantando Curitibanos e turistas neste Natal Encantado aqui em Curitiba?
Hoje para você um pouco sobre este grande artista.





Valerio Festi


Valerio Festi é o considerado o artista das Luzes. Começou sua carreira através de celebrações urbanas, nestes eventos ele expunha suas obras além da própria produção comemorativa. Hoje como artista plástico e produtor do Stúdio Festi, viajam mundo afora levando muita luz e encanto.

Aqui em Curitiba Festi participou com sua exposição de luzes e projeções pela primeira vez, no Mia cara Curitiba, evento este que foi produzido em comemoração a Semana Italiana e 150 anos da unificação do país.

Mia cara Curitiba


Praça Generoso Marques 
Estrutura de Luz montada em Frente ao Paço da Liberdade

Projeções 

Projeções

Para este Natal Encantado em Curitiba, no dia 1º de Dezembro foi aberta a exposição de Valerio a Galeria Luz, ao ar livre, na rua XV de Novembro. Varias estruturas de diferentes formatos e com 50 mil lâmpadas foram dispostas no calçadão simulando um túnel, junto acontece uma encenação sobre o natal com um elenco de teatro que interpretam com danças, aparatos e luzes.

Natal Encantado rua XV de Novembro


Galeria de Luz rua XV de Novembro

Apresentações teatrais e pirofágicas 

Corredor Iluminado em Curitiba



Obras pelo mundo deste grande Artista

Em Macau no evento The Beauty of Harmony


Em Stanbul (Turquia), evento Fenerbahçe Spor Kulübü 


Arcos de Luz
















Estas são algumas das Obras deste artista da Luz, em Curitiba a Galeria de Luz e espetáculos do Stúdio Festi fica até o dia de Reis 06/01/2012. Aproveite este Natal e curta a mágia do Natal Encantado aqui em Curitiba.




Imagens: Reprodução

9 de dez de 2011

Origem do Natal Luz em Gramado.

Em vésperas de Natal, vamos contar neste breve post como se iniciou as comemorações do Natal Luz em Gramado.

Natal Luz


Todos os anos em um período de dois meses, de novembro a janeiro, Gramado se enche de luz e magia natalina.
Este evento surgiu em 1986 por uma sugestão da Comissão organizadora da 12ª festa das Hortênsias. Como estavam próximas as datas comemorativas do Natal, os moradores uniram-se em uma passeata pela principal avenida de Gramado. Neste dia corais cantavam músicas natalinas e com velas acesas caminhavam todos em direção a Praça da Igreja Matriz onde a Orquestra sinfônica faria a apresentação de encerramento.

Coral



O evento reuniu muitas pessoas em uma corrente de alegria. Com isso desde então, todos os anos nestes dois meses Gramado recebe o espírito natalino, a cidade é toda enfeitada e é visitada por muitos turistas para comemorar a data na cidade do Natal.

As belas decorações .

Imagem Reprodução


Imagem Reprodução


Imagem Reprodução


Imagem Reprodução


Imagem Reprodução

 Fica a sugestão para próximos Natais. Aproveitem!!
E um Feliz Natal a todos!!

5 de dez de 2011

Walt Disney World - Magic Kingdom

Bom dia pessoal!



Faz um tempinho que não falamos sobre a Disney World, um complexo em Orlando com muitos parques temáticos e muitas atrações como Shows e Espetáculos, sendo um dos lugares se não o mais visitado do mundo. Hoje vamos falar especificamente sobre um dos parques do complexo o MAGIC KINGDOM.



O Magic Kingdom é o parque temático onde os principais personagens da Disney ficam, inaugurado em 1971 é dividido em alguns setores.
No coração do parque, se encontra o Castelo da Cinderela, com 57,6 metros de altura, é possível ver as torres de todo os lugares do parque, sendo a torre do relógio a mais alta de todas.

Castelo da Cinderela
A MAIN STREET U.S.A


É a avenida no estilo de cidades antigas do E.U. A  onde acontece todos os desfiles e paradas dos espetáculos .

Main Street

A ADVENTURE LAND

A Adventureland ou A Terra da Aventura é onde estão localizadas as atrações, Jungle Cruise que simula um cruzeiro de barco em rios da Ásia, África e America do Sul, passando por lugares e situações de aventura durante o trajeto a bordo do Tramp Steamers, passando pela selva tropical e piratas do caribe, terminando com uma batalha de piratas.

Entrada Jungle Cruise



Uma das ilhas do percurso

Ilha dos Piratas

A FRONTER LAND

A terra da Fronteira é onde se localiza a montanha russa BIG THUNDER MOUNTAIN RAILROAD, que faz seu trajeto em uma mina do Velho Oeste.


Big Thunder Mountain Railroad

A SPLASH MOUNTAIN no outro estremo da fronteira, percorre um trajeto onde há uma queda de 15 metros de altura.

Splash Mountain

A FANTASY LAND

Na terra da Fantasia estão o Carrossel da Cinderela, As aventuras da Branca de Neve, as xícaras gigantes de Alice no país das Maravilhas, o Small World, o espetáculo Mickey´s Philharmagic Orchestra, entre outros.


Visão Panorâmica


Interior da Fantasyland
 Mickey´s Philharmagic Orchestra

Estas são alguns dos atrações temáticas que ficam no complexo do Magic Kingdom, muita animação, diversão e beleza neste parque da Disney, e uma ótima opção para passeios de férias e lazer, para as crianças de todas as idades.

Fica a dica para uma próxima viagem.


Imagens : Reprodução