17 de jul de 2012

As Olimpíadas do Século XXI

Olá pessoal!

Voltamos para apresentar as Olimpíadas do século XXI, eventos que contaram com muita criatividade, tecnologia e alta performace, tanto dos atletas quanto os organizadores! 

Em 2000, Sydney!

A Olimpíada de 2000, realizada em Sydney, uniu a beleza da cidade com a hospitalidade do povo australiano para fazer uma grande festa. Destaque também para a estréia do Triatlon na competição!



Cerimônia de Abertura Sydney 2000


Novamente Athenas em 2004!


108 anos após a primeira edição, as Olimpíadas voltam ao seu berço! Muito se duvidou da capacidade grega de sediar os jogos, uma vez que exigia-se apresentação, cobertura e infra-estrutura melhores do que a impecável edição de Sydney.

No fim, foi um grande evento, carregado de apelo histórico. O antigo estádio de Olímpia foi utilizado para arremesso de peso, a largada da Maratona ocorreu na cidade que originou o nome da competição, além de toda a atmosfera criada com a arquitetura grega. Um show!

















Pequim 2008, da desconfiança ao encantamento!


Realizado pela primeira vez na China, o governo chinês não mediu esforços para tentar realizar os maiores Jogos Olímpicos da história. A construção do Estádio Nacional de Pequim (o ninho) e o Centro Aquático Nacional de Pequim (o Cubo d'agua) foram apenas algumas das grandes realizações para os Jogos.

A cerimônia foi fantástica, envolveu toda a cidade com recursos tecnológicos, muita dança e simbologia envolvendo os Jogos e a cultura chinesa.

Cerimônia de Abertura no Ninho
Cubo D'agua
Encerramento


A expectativa para Londres 2012


Com início dia 27 de julho, a expectativa é de um grande evento em Londres. Sediando pela terceira vez (a única cidade com essa marca), os londrinos já sabem o caminho das pedras e com certeza realizarão o evento com elegância e muita competência. Vamos torcer!


É isso pessoal! querendo conhecer Sydney, Athenas, Pequim ou Londres, fale com agente!

Até a próxima!



10 de jul de 2012

100 anos de Jogos Olímpicos

Olá pessoal!

Retomando nosso mergulho nos Jogos Olímpicos, vamos conhecer um pouco da história, antigas sedes e fatos curiosos, desde 1896 em Athenas até 1996 em Atlanta! Espero que gostem!

Símbolo Olímpico
O renascimento dos Jogos Olímpicos se deu em 1894, com a fundação do COI (Comitê Olímpico Internacional) em uma reunião realizada em Paris. Ficou decidido que os jogos seriam dois anos mais tarde, em Athenas. Os primeiros jogos foram sediados no estádio Panathinaiko em Atenas, em 1896. Estes jogos trouxeram catorze nações e 241 atletas que competiram em 43 eventos.

Na sequência vieram os Jogos de Paris em 1900 (que não tiveram um estádio olímpico) e os Jogos de St. Louis em 1904, que receberam 650 atletas, porém 580 eram dos Estados Unidos. O não interesse pela realização destes jogos fez com que houvessem algumas mudanças nos esportes, forma de competição e organização do evento!

Em 1908 tivemos os primeiros jogos de Londres, seguidos por Estocolmo (Suécia) quatro anos mais tarde. Os jogos de Berlim, em 1916 foram cancelados devido à Primeira Gerra Mundial. 

Retomados em 1920 com os jogos da Antuérpia (Bélgica), as Olimpíadas tiveram ainda as seguintes edições: 1924 em Paris (França), 1928 em Amsterdã (Países Baixos) e 1932 Los Angeles (EUA). 

Em 1936, houveram os Jogos de Berlim, na Alemanha, aberto por Hitler no Monumental Estádio Olímpico de Berlim. Infelizmente para o Führer, um grupo de atletas negros (norte-americanos) liderados por Jesse Owens (que ganhou quatro medalhas de ouro) conquistou diversas medalhas do atletismo, proporcionando o mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos

Hitler chega para assistir aos Jogos Olímpicos de Berlim
Jess Owens


Na sequência os jogos de 1940 e 1944 também tiveram suas edições canceladas devido à gerra, no caso a Segunda Gerra Mundial, tendo sua edição retomada em 1948, em Londres novamente.

atleta suíça Gabrielle Andersen em sua chegada.
Seguindo, em 1952 em Helsinqhe (Finlândia), 1956 em Melbourne (Austrália), Roma (Itália), Tóquio (Japão), Cidade do México (México), Munique (Alemanha), Montreal (Canadá), Moscou (Na então União Soviética), Los Angeles (EUA) quando aconteceu uma das cenas mais marcantes dos Jogos, quandoa atleta suíça Gabrielle Andersen completa a maratona feminina no sacrifício, levando o mundo à comoção total com seu exemplo de superação. Seul (Coréia do Sul) e Barcelona (espanha) seguiram com suas edições normais, realizadas a cada 4 anos.

Comemorando 100 anos da competição, Atlanta, nos Estados Unidos, com a participação de mais de 10mil atletas competindo em 26 esportes.


A Viesca procura trazer ao seu público o que tem de melhor em diversos destinos. Espero que tenham gostado e caso queiram conhecer uma das cidades-sede das Olimpíadas fale com a gente!

Próximo post: As Olimpíadas do Século XXI



2 de jul de 2012

Athenas, 1896 - A retomada dos Jogos Olímpicos


Pierre de Fredy Barão de Coubertin Atenas 1896: A Primeira Olimpíada da Era Moderna
Barão de Coubertin
Depois de 1.500 anos sem eventos esportivos, os Gregos sentiam falta de algo para animá-los. Eis que surge a idéia dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Em 1894, Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, organizou um congresso internacional e propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. O que ele talvez não esperasse é que os representantes do congresso se interessassem tanto pelo assunto!
Depois de um período de dificuldades financeiras, os primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna tiveram sua abertura no dia 6 de abril de 1896. 
No total, 241 atletas amadores disputaram 9 modalidades (atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação, tênis, tiro e luta). Apenas homens eram aceitos nas competições. O primeiro campeão olímpico foi James Connolly (EUA), vencedor do salto triplo. Já o mais tradicional evento das Olimpíadas, a maratona, teve o grego Spyridon Louis como ganhador.

Imagens da abertura dos Jogos Olímpicos Modernos


A cidade de Athenas

Repaginada com o incentivo social e financeiro proporcionado pelas Olimpíadas de 2004, Athenas não é uma cidade propriamente turística. Porém existem muitos atrativos históricos que fazem dela um destino certo para os viajantes!

Em Athenas você encontra o Museu Arqueológico Nacional (que reúne algumas das mais significativas descobertas arqueológicas de toda a antiguidade da grécia. Bronze, armas, esculturas, e que fazem deste museu uma das principais atrações, mesmo para os turistas que não são muito chegados em museus!), os Museus de Arte Nacional e de Arte Cicládica, com peças da antiguidade e um acervo de grandes nomes da pintura européia, como Picasso, Caravaggio, Rembrandt e outros mestres!

Porém as principais atrações de Athenas são o Templo de Zeus Olímpico e Acrópole. Localizada no centro de Athenas, no alto de uma colina, Acrópole é o principal destino de toda a Grécia. Vale a pena conferir!

Imagem de Acrópole, no centro da cidade de Athenas - Grécia

Próximo post: 100 anos de Jogos Olímpicos


Até lá!