10 de jul de 2012

100 anos de Jogos Olímpicos

Olá pessoal!

Retomando nosso mergulho nos Jogos Olímpicos, vamos conhecer um pouco da história, antigas sedes e fatos curiosos, desde 1896 em Athenas até 1996 em Atlanta! Espero que gostem!

Símbolo Olímpico
O renascimento dos Jogos Olímpicos se deu em 1894, com a fundação do COI (Comitê Olímpico Internacional) em uma reunião realizada em Paris. Ficou decidido que os jogos seriam dois anos mais tarde, em Athenas. Os primeiros jogos foram sediados no estádio Panathinaiko em Atenas, em 1896. Estes jogos trouxeram catorze nações e 241 atletas que competiram em 43 eventos.

Na sequência vieram os Jogos de Paris em 1900 (que não tiveram um estádio olímpico) e os Jogos de St. Louis em 1904, que receberam 650 atletas, porém 580 eram dos Estados Unidos. O não interesse pela realização destes jogos fez com que houvessem algumas mudanças nos esportes, forma de competição e organização do evento!

Em 1908 tivemos os primeiros jogos de Londres, seguidos por Estocolmo (Suécia) quatro anos mais tarde. Os jogos de Berlim, em 1916 foram cancelados devido à Primeira Gerra Mundial. 

Retomados em 1920 com os jogos da Antuérpia (Bélgica), as Olimpíadas tiveram ainda as seguintes edições: 1924 em Paris (França), 1928 em Amsterdã (Países Baixos) e 1932 Los Angeles (EUA). 

Em 1936, houveram os Jogos de Berlim, na Alemanha, aberto por Hitler no Monumental Estádio Olímpico de Berlim. Infelizmente para o Führer, um grupo de atletas negros (norte-americanos) liderados por Jesse Owens (que ganhou quatro medalhas de ouro) conquistou diversas medalhas do atletismo, proporcionando o mais emblemático episódio da história dos Jogos Olímpicos

Hitler chega para assistir aos Jogos Olímpicos de Berlim
Jess Owens


Na sequência os jogos de 1940 e 1944 também tiveram suas edições canceladas devido à gerra, no caso a Segunda Gerra Mundial, tendo sua edição retomada em 1948, em Londres novamente.

atleta suíça Gabrielle Andersen em sua chegada.
Seguindo, em 1952 em Helsinqhe (Finlândia), 1956 em Melbourne (Austrália), Roma (Itália), Tóquio (Japão), Cidade do México (México), Munique (Alemanha), Montreal (Canadá), Moscou (Na então União Soviética), Los Angeles (EUA) quando aconteceu uma das cenas mais marcantes dos Jogos, quandoa atleta suíça Gabrielle Andersen completa a maratona feminina no sacrifício, levando o mundo à comoção total com seu exemplo de superação. Seul (Coréia do Sul) e Barcelona (espanha) seguiram com suas edições normais, realizadas a cada 4 anos.

Comemorando 100 anos da competição, Atlanta, nos Estados Unidos, com a participação de mais de 10mil atletas competindo em 26 esportes.


A Viesca procura trazer ao seu público o que tem de melhor em diversos destinos. Espero que tenham gostado e caso queiram conhecer uma das cidades-sede das Olimpíadas fale com a gente!

Próximo post: As Olimpíadas do Século XXI



Nenhum comentário: