2 de jul de 2012

Athenas, 1896 - A retomada dos Jogos Olímpicos


Pierre de Fredy Barão de Coubertin Atenas 1896: A Primeira Olimpíada da Era Moderna
Barão de Coubertin
Depois de 1.500 anos sem eventos esportivos, os Gregos sentiam falta de algo para animá-los. Eis que surge a idéia dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.
Em 1894, Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, organizou um congresso internacional e propôs que fosse reinstituída a tradição de realizar um evento desportivo internacional periódico, inspirado no que se fazia na Grécia antiga. O que ele talvez não esperasse é que os representantes do congresso se interessassem tanto pelo assunto!
Depois de um período de dificuldades financeiras, os primeiros Jogos Olímpicos da era Moderna tiveram sua abertura no dia 6 de abril de 1896. 
No total, 241 atletas amadores disputaram 9 modalidades (atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, natação, tênis, tiro e luta). Apenas homens eram aceitos nas competições. O primeiro campeão olímpico foi James Connolly (EUA), vencedor do salto triplo. Já o mais tradicional evento das Olimpíadas, a maratona, teve o grego Spyridon Louis como ganhador.

Imagens da abertura dos Jogos Olímpicos Modernos


A cidade de Athenas

Repaginada com o incentivo social e financeiro proporcionado pelas Olimpíadas de 2004, Athenas não é uma cidade propriamente turística. Porém existem muitos atrativos históricos que fazem dela um destino certo para os viajantes!

Em Athenas você encontra o Museu Arqueológico Nacional (que reúne algumas das mais significativas descobertas arqueológicas de toda a antiguidade da grécia. Bronze, armas, esculturas, e que fazem deste museu uma das principais atrações, mesmo para os turistas que não são muito chegados em museus!), os Museus de Arte Nacional e de Arte Cicládica, com peças da antiguidade e um acervo de grandes nomes da pintura européia, como Picasso, Caravaggio, Rembrandt e outros mestres!

Porém as principais atrações de Athenas são o Templo de Zeus Olímpico e Acrópole. Localizada no centro de Athenas, no alto de uma colina, Acrópole é o principal destino de toda a Grécia. Vale a pena conferir!

Imagem de Acrópole, no centro da cidade de Athenas - Grécia

Próximo post: 100 anos de Jogos Olímpicos


Até lá!

Nenhum comentário: