29 de dez. de 2011

Réveillon e as comemorações pelo mundo

Estamos nos últimos dias  de 2011, os preparativos para as comemorações do ano novo já começam e sempre muitos pensamentos positivos para este ano que esta chegando. No entanto em cada lugar do mundo,  esta data é comemorada de uma forma diferenciada. Hoje falamos das festas e crenças do ano novo pelo mundo a fora.

Brasil

Aqui no Brasil o ano novo é comemorado seguindo algumas tradições dos colonizadores. As crenças são marcas deixadas de cada etnia que por aqui passou.
Em todo país praticamente é comum encontrar no cardápio da ceia, a Lentilha que foi trazida pelos italianos e que significa fartura a mesa durante o ano, outro prato que também é muito apreciado, é a carne do Porco, dizem que como o porco fuça para frente, garante prosperidade e bolsos fartos o ano todo. Usar roupas brancas foi herança deixada pelos africanos e trás Luz, Pureza, Bondade e Paz. 
Pular as primeiras ondas do ano também é sinal de que todas as energias antigas ficaram para trás dando lugar às novas. As rosas para Iemanjá também é tradição em cidades litorâneas em sinal de respeito e em busca da proteção da mãe dos mares, segundo o candomblé.

Praia de Copacabana no Rio de Janeiro onde ocorre a maior queima de fogos no país.

Alemanha

A tradição alemã é a do Bleigiessen onde as pessoas derretem em vela uma pequena quantidade de chumbo em uma colher, logo em seguida jogam em um copo de água, o resultado que surgir do metal é o que virá para sua vida no próximo ano. Lá eles comemoram com muita animação na noite da virada.

Bleigiessen

Equador

Os equatorianos nesta época de fim de ano se reúnem e confeccionam bonecos feitos com retalhos de tecidos, papeis e materiais velhos em tamanhos reais, feito isso na noite da virada eles queimam os bonecos em locais públicos, este “ritual” é para que as coisas ruins que aconteceram durante o ano que passou fiquem para trás, dando vez a energias positivas e prosperidade para o novo ano.

Bonecos para queima

Filadélfia

Mummers Parade, a Parada dos Mascarados, acontece todo ano novo. Associações de Ano Novo, como lá é chamado, se reúnem durante meses para a realização do evento. Confeccionam trajes e cenários móveis para o desfile, a comemoração mais parece um carnaval e além da passeata  no final um concurso  elegem os melhores figurinos dentre as categorias.

Parada dos Mascarados


Japão

Já no Japão a chegada de um ano novo, dura três dias de festa. Todos saem as ruas de quimonos e o prato principal é o bolinho de arroz Mochi em sinal de fartura acompanhado de um bom saquê.

Prato tradicional para fim de ano - Mochi


Em outros diversos lugares do mundo, muitas tradições diferentes para uma única celebração, mas sempre com o mesmo objetivo. Um ano novo repleto de fartura, boas vibrações e com muita paz para todos nós.










Um próspero 2012 a todos!!!

Imagens : Reprodução

Nenhum comentário: